Sobre

 

Benvindos ao portfolio dos trabalhos desenvolvidos em Laboratório de Som e Imagem, uma unidade da licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e que tem como objectivo apresentar aos alunos os elementos fundamentais do som e da imagem digitais, expandindo e questionando a primazia das ferramentas de software nos processos de design. Foram assim introduzidos métodos inconvencionais de manipulação de som e imagem como o databending; os estudantes foram também convidados a participar em exercícios de design condicional e a experimentar técnicas de geração procedimental, inicialmente em papel e posteriormente com recurso ao computador. Também foi abordada uma ferramenta de programação criativa – o Processing – de uma forma informativa mas sem compromisso para o desenvolvimento de projectos.

Os projectos apresentados neste portfolio – construídos por estudantes a solo ou em equipas de até três elementos – apresentam tanto a vasta gama de interesses dos estudantes como as vastas possibilidades abertas pelos tópicos discutidos em Laboratório de Som e Imagem. Não foi dado qualquer briefing ou tema aos estudantes, em vez disso foram desafiados a partir de uma página em branco para uma exploração dos elementos fundamentais e procedimentos geradores de media digitais. Estou pois muito agradado com as respostas a tal difícil desafio, que abrangeram tanto tipografia procedimental como jogos de computador, tanto explorações editoriais de técnicas de databending como uma guitarra desenhada procedimentalmente (!), enfim, todo um espectro de trabalhos desde propostas de branding a design de moda ‘glitch’, como múltiplas abordagens à visualização áudio (como uma bem-vinda ‘demo oldschool’), como dança, performance… & etc.

Gostaria de terminar com uma palavra calorosa para todos os meus alunos, a maioria dos quais espero reencontrar brevemente nos corredores da FBAUP. Vendo a Universidade não apenas como um lugar para ensinar, mas também como um lugar para aprender com os estudantes e para promover um espírito de companheirismo, sobretudo aquele entre os estudantes, foi assim fantástico ver como algo tão frio – o digital, o procedimental – se torna tão caloroso quando tratado como um material a discutir, a partilhar, e a manipular. Um grande obrigado!

Eduardo Morais
1 de Julho de 2016


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