Ciano
Rita Pereira & Virgínia Pinto
O nosso processo de trabalho remeteu essencialmente para a criação de uma Identidade gráfica de uma marca fictícia. O que ficou estabelecido à priori foi o nome desta marca que iríamos criar, para que assim fosse reconhecido de imediato o seu campo de atuação.
O nome escolhido foi Ciano. A partir deste ponto, decidimos de imediato associar o nome à cor. Assim, a nossa paleta de cores circulou toda à volta da cor ciano e o que esta representa. De modo a individualizar a nossa marca, decidimos criar um manual de normas simplificado, que incluía a criação do logótipo, a sua grelha de construção, margem de segurança, a sua reação a fundos de cor, a cor usada, a sua escala de redução, e as fontes usadas na identidade. Com isto, criámos ainda o cartão de visita, etiquetas de roupa e um catálogo.
Utilizando conhecimentos previamente adquiridos, utilizamos o processo de alteração de imagens glitch art para base da imagem gráfica dos cartões, utilizando frequentemente um pouco de glitch em todos os produtos criados. A nossa visão foi sempre com o intuito que a nossa marca tivesse uma imagem limpa e simples, capaz de se adaptar a diversas situações e ser capaz de captar o olhar estranho/alheio.
Links
Rita Pereira e Virgínia Pinto estudam Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.