Shake

Ana Sofia Matos

Tendo em vista a aplicação da matéria lecionada na disciplina de Laboratório de Som e Imagem, a minha proposta de trabalho consistiu na criação de uma identidade, ficcionada, que pudesse interagir com o utilizador/ cliente pela coordenação motora ou som.

Criei, assim, uma identidade para um estúdio de dança — Shake. O próprio nome alude à ideia de agitação/ movimento. Comecei por desenvolver no Processing programas individuais que produzissem movimento no ecrã, a partir de oscilações sonoras ou visuais, em tempo real através, respetivamente, do microfone e câmara do computador. Desta forma existe uma ligação entre a dança, movimento expressivo do corpo seguindo ritmos, com o programa. Seguidamente criei o que seria a identidade visual da marca, o logótipo, em que existe um elemento que acaba por a representar (ondulação/ oscilação).

Untitled-3

Posto isto, selecionei cinco dos jogos/ atividades criados e apliquei-lhes elementos da imagem de identidade. Pode encontrar mais detalhes sobre cada um dos programas aqui.

O programa final é assim constituído pelo conjunto destes cinco programas diferentes, cada um para cada uma das letras da palavra s-h-a-k-e.

https://vimeo.com/169473877

Entre as várias opções em que pode ser utilizado, este projeto pode, por exemplo, ser projetado numa festa de apresentação do estúdio e funcionar como um entretimento para os convidados.

https://vimeo.com/169474368

Outra opção é a projeção à entrada do estúdio. No exemplo que se segue há movimento consoante o som ambiente, que pode ser e reprodução de músicas, acabando por dar mais dinâmica ao espaço.

Links


Ana Sofia F. A. Matos (Maia, 1996) frequenta a licenciatura em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.