Process-Type

Rita Graça, Pedro Sá Couto & João Monteiro

O objectivo do nosso trabalho foi construir um site que resultasse como um arquivo de várias formas de compreender a tipografia. No nosso site cada letra do alfabeto corresponde a um novo programa onde é pedido que o utilizador interaja com o programa ou em outros, que seja apenas espectador.

https://vimeo.com/170397272

No nosso arquivo foi importante encontrar formas diferentes de abordar este tema. Por isso em alguns casos desconstruímos o processo de criação de uma letra, como na letra S, exigimos a interacção do utilizador, como na letra Z, fizemos uso de GIFs, como na letra R; criámos jogos, trabalhámos o som, a imagem e a luz. O facto de o nosso grupo de trabalho ser constituído por três pessoas foi algo muito positivo pois ajudou a que existissem diferentes métodos de trabalho e gostos. Foram usados programas diferentes (Processing, Adobe Photoshop, Adobe Dreamweaver e Kompozer) tornando este projeto ainda mais diversificado.

Salientamos ainda a importância de alguns exemplos já existentes que foram fundamentais para este projeto, fornecendo bases e assim permitir a execução das nossas ideias. O resultado final foi o esperado, um conjunto de programas que têm em comum a tipografia.

Links

  • Process-Type (requer um browser que suporte Java via NSAPI – Firefox ou IE)

Rita Graça, Pedro Sá CoutoJoão Monteiro frequentam o curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.