Identidade Bolhão

Ana Catarina Matos & Daniel Gouveia

Para o projeto final de LSI decidimos fazer a identidade gráfica de alguma loja ou local icónico da Cidade do Porto. Depois de uma longa pesquisa escolhemos o Mercado do Bolhão.

Bolhao

Aproveitamos o facto do mercado estar em remodelação para organizar um novo espaço e ser esse o nosso ponto de partida. Desta forma criámos um mapa com a antiga planta mas com uma nova organização.

Para o mapa ter uma fácil leitura optámos por representar cada secção do mercado (legumes e fruta, flores, carne, peixe e restauração) com diferentes padrões. Esses padrões foram gerados no Processing de forma aleatória até encontrarmos padrões interessantes e apelativos.

Print

Posteriormente à criação dos padrões, foi aplicado a cada as respetivas cores associadas a cada zona do mercado. As frutas e legumes são verdes e laranjas; as flores verdes e rosas; a carne está representada pelas cores rosa e vermelho; o peixe azul e verde e por fim a restauração com roxo e cinzento.

Os padrões foram ainda aplicados a sinalética para a identificação de cada área, ao mapa distribuído à entrada do Bolhão, a elementos da zona de restauração tais como copos de café para levar, e por último saquinhos em tecido (tote bag) com cada padrão.

Como última parte do projeto redesenhámos cada letra da palavra Bolhão com os padrões gerados, tornando-se assim o logo para o mercado do Bolhão.


Ana Catarina Matos Daniel Gouveia estudam Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.