Serendipidade
Larissa Linardi
O projeto Serendipidade nasceu a partir do minha adoração por colagens. Até o começo desse projeto sempre me identifiquei com o processo manual de realizá-las, buscando imagens em revistas e livros antigos, diferentes tipos de papel, dedicando tempo aos recortes, sempre foi algo que prendeu minha atenção, mas ao mesmo tempo sempre tive curiosidade de realiza-las digitalmente.
Aproveitei a oportunidade do projeto final da disciplina Laboratório de Som e Imagem para me aventurar em tal proposta. A princípio as imagens que seriam coletadas em livros e resistas foram coletadas em bancos de imagens e até mesmo a partir de fotos pessoais. Em seguida pensei em como realizaria a composição, se passaria horas montando e desmontado as imagens ou se deixaria o acaso me ajudar, e daí surgiu o nome do projeto.
se·ren·di·pi·da·de
(inglês serendipity) substantivo feminino
1. A faculdade ou o ato de descobrir coisas agradáveis por acaso.
2. Coisa descoberta por acaso.
Utilizando o Processing e pequenos comandos de seleção aleatória de imagens resultados inesperados são gerados. Dividas em três diferentes planos, as imagens são previamente recortadas com transparências para que todos os planos sejam vistos. A cada clique do mouse uma nova composição é gerada, devido ao grande numero de imagens e variáveis é quase impossível que a mesma composição seja realizada duas vezes portanto pressionando a tecla espaço a imagem é salva no computador do utilizador.
Apesar de ser uma proposta simples em termos de programação o resultado é bastante interessante, gerado principalmente pelo trabalho do designer que tem que ser preciso na seleção das imagens, depois disso tudo é gerado ao acaso.
Links
Larissa Linardi estuda Desenho Industrial com Habilitação em Design Gráfico na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado(São Paulo), tendo realizado período de mobilidade na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.