Morph Type

Sofia Felgueiras & Marta Dias

A aplicação Morph Type distorce caracteres através do toque e do movimento do rato. É um programa interactivo e de fácil utilização. O objectivo é que cada pessoa possa personalizar o seu alfabeto, tornando-se todos os alfabetos visualmente diferentes.

morphtype

 

Fizemos este programa no Processing 1.5.1 e utilizámos a biblioteca NextText na criação do código. Esta é ideal para a criação de programas que exploram a tipografia de forma interactiva e dinâmica. Estudámos um exemplo da biblioteca e seguimos alguns tutoriais. Criámos o nosso próprio programa, que contempla características desses programas e outras que acrescentámos de raiz.

https://www.youtube.com/watch?v=VwMvlE49j4U

Pensámos a aplicação a partir de um princípio funcional e esteticamente limpo. A primeira página tem o título e identifica os autores, a instituição e a disciplina. Na segunda página inserimos uma breve descrição do projecto e as instruções.

Usámos a FreeSansBold como tipografia base, por se caracterizar pelas linhas geométricas e simplicidade de formas e também por ser de fácil personalização. Para deformar o caractere basta pressionar o lado esquerdo do rato. O utilizador pode sempre optar por voltar atrás e começar de novo, pressionando o lado direito do rato. Para guardar pressiona-se a tecla ‘Enter’.

Links


Maria Sofia Felgueiras dos Santos (Viana do Castelo, 1995) estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas­ Artes da Universidade do Porto.

Marta Saragoça Dias (Coimbra, 1996) estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas­ Artes da Universidade do Porto.