Loucurb-/.

Marta Silva

Loucurb

Loucurb-/. consiste num projecto de manipulação com técnicas de databending aplicadas a um exercício de design editorial, que tem como ponto de partida e inspiração o trabalho Shakespeare.txt.jpg de Tom Scott. O objecto final consiste num livro ilustrado com imagens e manipulado a partir de databending. O texto que escolhi paginar é “Loucura…” de Mário de Sá-Carneiro e a organização e concepção do livro foi pensada de forma a estar directamente relacionada com a narrativa. O livro pode ler-se a partir dos dois lados, sendo um dos lados paginado com o texto original sem manipulação e o outro com o texto corrompido através de conversão e compressão JPEG aplicada ao mesmo. Cada lado está dividido em dez capítulos, cada um deles ilustrado com uma imagem de glitch art.

Em todo o projecto mantive presente a ideia de dualidade, de duas partes diferentes que coexistem. A estrutura dual do livro questiona a origem da loucura na narrativa e o seu fim, se os há em algum momento, aliada também ao tema das imagens, a estátua de um homem e de uma mulher, relacionadas com a temática do texto e que remetem para a relação entre as duas personagens fulcrais. Todos os componentes remetem para uma representação de dualidade, ambiguidade, ciclo, e a utilização de ficheiros corrompidos está intimamente ligada à temática de corrosão e deterioração estética que envolve a história.

Loucurb (5)

A finalidade do meu projeto não é somente produzir um artefacto de design editorial mas também chamar a atenção para possíveis usos não convencionais de glitch art, das técnicas de databending e dos meios digitais como forma de ilustrar e acentuar ideias, como métodos complementares de dar sentido e salientar as características de um projeto, promovendo e incentivando a utilização deste tipo de técnicas como ferramentas multidisciplinares.

https://www.youtube.com/watch?v=MH39KB5JnBQ

TÉCNICAS

Para realizar este projecto apliquei técnicas de databending e compressão entre imagens, texto e som. Para corromper e comprimir o texto utilizei o Adobe Photoshop, abrindo o texto no programa como dados RAW e guardando a imagem que surge deste processo em JPEG. Para este processo os graus de compressão podem variar, tendo aqui utilizado a compressão na qualidade máxima, pois preferi manter o texto um pouco reconhecível de modo a poder relacionar-se mais facilmente com o texto original. Esta imagem é posteriormente aberta com um editor de texto, originando assim o texto corrompido.

https://www.youtube.com/watch?v=MxTtUBqcezg

O glitch das imagens foi produzido no Audacity, abrindo a imagem com extensão .bmp como dados RAW, adicionando efeitos de som à imagem e exportando. Também a partir do Audacity exportei o áudio que obtive da narrativa completa e que utilizei na produção do vídeo.

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Marta Silva (Guimarães, 1995) estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Com uma constante curiosidade pela produção artística, revela particular interesse por design editorial.