PIRD

Filipa Machado & Marta Lecuona

Resolvemos para este projecto criar um jogo em Processing. Numa primeira fase, ainda em experiências e tentativas, o jogo era inspirado no Super Mario. O objectivo seria saltar à medida que os obstáculos iam aparecendo. Decidimos então que o nosso personagem seria um panda. Para dar um sentido irreverente e diferente ao jogo, pensámos que o panda poderia voar. Então a mecânica do nosso jogo muda para o Flappy Bird.

https://www.youtube.com/watch?v=-3-NHpnmR34

Fomos construindo o jogo em Processing, resolvendo os problemas que iam aparecendo. Adicionámos também uma música ao jogo (recorrendo à biblioteca Minim) chamada Pat und Patachon para dar um ar cómico e divertido. Criamos três obstáculos, de três cores diferentes. Na colisão do panda com o obstáculo o jogo acaba. Ao pressionar a tecla R é possível voltar a jogar.

Com os conhecimentos adquiridos em aula e com a ajuda de alguns tutoriais construímos o jogo. Criámos três funções, ou seja três obstáculos, cada um com dois rectângulos, um superior e outro inferior. O panda está sempre no mesmo sítio, o que pode mudar é a sua altura. O panda voa ao pressionar o rato. Em cada função tivemos de aplicar o texto de “game over”, e colocar também, em cada um deles a colisão do panda com o obstáculo. Podemos dizer que este jogo ainda é um protótipo. Há vários pormenores que temos consciência que ainda precisam de ajustes – por exemplo, tivemos dificuldade em colocar o ‘start menu’, pois fica bastante lento ao iniciar o jogo.


Filipa Machado (Santo Tirso, 1995) estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. As suas principais áreas de interesse são a fotografia e a ilustração.

Marta Lecuona (Leiria, 1994) estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, deslocando-se de bicicleta para a faculdade. O seu maior interesse é no campo da fotografia. As suas referências são Annie Leibovitz, Hiroshi Sugimoto, Sebastião Salgado e Sally Mann. Gosta de ver filmes, principalmente europeus, assim como de musica indie e eletrónica.