Horto de Incêndio

Teresa Chow

O Horto de Incêndio de Al Berto aparece aqui apenas como pretexto para experimentar o papel que relações de hipertexto (ou talvez até de hipermedia, num sentido mais alargado, numa possível deriva futura do trabalho) podem assumir num objecto-livro.

02_1

O trabalho desenvolvido ao longo do semestre assumiu uma vertente mais experimental do que a intenção de chegar a um produto final acabado, fechado. Deste modo, de forma livre e sem grande aparato técnico, começaram as primeiras experiências de ligações possíveis entre palavras (ou palavras da mesma família) que se repetiam entre os poemas que tínhamos em mãos. Percebemos assim que há palavras que vão construindo universos pela sua repetição, em detrimento de constituírem ocorrências isoladas em cada poema. Há uma forma diferente de ler que nos é proposta.

Numa etapa posterior, tentando encontrar mais rigor na procura de objectos que pudessem dar corpo a esta ideia, recorreu-se não só a grelhas para compor o texto, como também foi tomada mais em atenção a possibilidade de reprodução do livro (criação de uma matriz — ficheiro inDesign).

O projecto não se quer dar por concluído, mas sim como o início de um trabalho que pode vir a crescer no futuro, e tomar contornos mais definitivos.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Adobe InDesign, impressão jacto de tinta sobre papel, encadernação com ataches, cartão prensado.

Links


Teresa Chow (Porto, 1993). Especializou-se em Cerâmica na Escola Artística de Soares dos Reis, e actualmente está a concluir a Licenciatura em Artes Plásticas, ramo de Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Pelo caminho, passou ainda pelo Foundation Degree in Diagnostic Studies da Central Saint Martins College of Art and Design e pelo 1.º ano do Mestrado Integrado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. No centro de interesses variados estão o desenho, a fotografia e uma curiosidade especial pelas línguas.