Shape(less) Dichotomy
Maria Caldeira
Na disciplina de Laboratório de Som e Imagem foi nos apresentadas as várias vertentes que a arte digital contém. No meio destas ferramentas, a que me chamou mais a atenção foi o Processing. Achei muito interessante a relação que o um código puramente lógico podia ter com a arte. Decidi então explorar este universo e deparei-me com Arte Generativa. Achei intrigante poder criar uma relação tão próxima entre o artista e a programação. Decidi então fazer disso o meu projecto final.
https://www.youtube.com/watch?v=d53rX26t0Wg
Tentei conjugar o melhor dos dois mundos. No meio da minha pesquisa encontrei várias figuras interessantes que não podia deixar de utilizar. Algumas foram as equações paramétricas, fractais, entre outras referências (como a sequência de Fibonacci e sismogramas) que já tinha aprendido. Isto resulta numa animação que junta a cor ao som e à lógica e dá vida ao computador. Utilizei a música Carbonated dos Mount Kimbie que me facilita na animação dos elementos consoante o ritmo e frequência. Decidi cortar os vocais da música porque não se enquadravam. Este projecto despertou em mim um maior interesse no digital e um maior respeito e não só como também na animação uma área que já tinha tido interesse, mas que esse tinha adormecido até então.
Espero que este projecto possa criar um fascínio tão grande por este universo a outros quanto criou a mim.
Tutoriais consultados
- Recreating Vintage Computer Art with Processing
- L-Systems (in The Nature of Code)
- Circles, Spirals and Sunflowers
Maria M. C. B. Caldeira estuda Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.