You Should Be Dancing

Nina Grillo

Para o projeto final da unidade curricular de LSI foi-nos proposta a concepção de um projeto inspirado pelos conteúdos abordados nas aulas. Neste sentido decidi criar uma aplicação/ programa que explorasse uma vertente interativa conjugando som e imagem. Para a realização deste projeto desenhei, então, cinco personagens que deveriam reagir ao som ao vivo, estabelecendo assim uma relação interativa com o utilizador.

doc4

Ao ser iniciado, o programa/aplicação apresenta uma primeira personagem, cuja boca reage ao som vindo do microfone. De acordo com o volume deste som a boca varia de dimensão, criando assim uma ilusão de que a personagem está a ‘falar’. Através dos botões numéricos de 1 a 4 o utilizador pode ainda adicionar as restantes personagens, uma a uma, ao cenário. Cada personagem reage ao som à sua maneira e, nesta primeira fase, fica então ao critério do utilizador a maneira como interage com elas, podendo ser através da voz, da reprodução de música ou até mesmo por meio de sons ambiente.

https://vimeo.com/170388475

Por baixo da personagem principal encontra-se ainda um botão, que pode ativar ou desativar o DISCO MODE, que constitui a segunda parte da aplicação. Quando acionado, altera-se tanto o cenário onde as personagem estão inseridas, como o seu comportamento. A emblemática ‘You Should be Dancing’ dos Bee Gees começa a tocar, luzes são ativadas, brilhos aparecem e as personagens agora ‘cantam’ e ‘dançam’ ao som da música que toca numa espécie de discoteca. Para finalizar, ao carregar no botão uma segunda vez, o DISCO MODE pode ser desativado, transportando as personagens de volta ao cenário neutro.

A principal ferramenta utilizada no desenvolvimento deste projeto foi o Processing 3. Outro elemento crucial no processo de criação foi o uso da biblioteca Minim, que permitiu a captação do som vindo do microfone e tornou possível a interação som/imagem presente no meu projeto.

Links


Nina Grillo (Rio de Janeiro, 1996). Viveu grande parte da vida no Brasil, mas está no Porto há quatro anos. Estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.