Absolut Freedom

Catarina Fernandes & Michele Martins

No início do semestre, foi-nos sugerido que escolhêssemos um tema/projeto para desenvolvermos ao longo do mesmo. Para responder a este desafio, decidimos abordar a publicidade, optando por abordar uma causa social. Após algumas pesquisas, deparámo-nos com vários exemplos de campanhas sociais, entre elas algumas que contavam com o patrocínio de marcas bastante conhecidas.

https://vimeo.com/169694086

Assim, nasceu o nosso projeto, Absolut Freedom, no qual causa social e campanha publicitária se encontram aliadas. Decidimos trabalhar com elementos de glitching e databending. Essa seria a ponte que ligaria o nosso projeto aos conteúdos lecionados em aula. Desta forma, decidimos utilizar este processo como meio de cativar a atenção do público. De modo a alcançar o nosso propósito, criámos cartazes e um vídeo, tudo com o objetivo de promover o produto.

Absolut Freedom é, então, uma campanha que promove a aceitação e a inclusão de todas as orientações sexuais. A esse lado social, decidimos ligar o produto Absolut Vodka. Tendo este uma imagem de marca bastante forte e conhecida, foi fácil adaptarmos o projeto àquilo que já conhecíamos da marca. A própria faixa etária em que a marca se revela mais conhecida e bem-sucedida é a que mais nos interessa, no que concerne a alertar para problemas sociais desta natureza – pessoas jovens, mas adultas, com voz ativa e vontade de fazer a diferença no mundo.

Tendo em vista esse público-alvo, tentámos criar uma imagem publicitária apelativa, enigmática e motivadora, com o objetivo de anular rótulos, preconceitos e discriminação. A mensagem subjacente alerta para a facto de cada um ser livre para ser quem é, e que todos somos livres para aceitar o mundo.

O produto final deste projeto resultou em 3 cartazes, todos eles tendo por base uma imagem com tratamento de glitching – uma das imagens é a garrafa característica da Absolut Vodka, coberta de etiquetas com designações de diferentes orientações sexuais; outra é a garrafa, novamente, mas desta vez só com a marca ocultada; por fim, a imagem da garrafa limpa. Em todos os cartazes está presente o slogan (do projeto/campanha) e as cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+.

O vídeo é um stop-motion no qual vemos diferentes imagens, utilizadas ao longo do projeto, que poderia vir a ser utilizado na promoção desta campanha. A música remete para um ambiente noturno, onde o produto é, geralmente, mais conhecido e consumido, criando um imaginário um pouco psicadélico.

Para a concretização do nosso projeto, utilizámos diversos programas, como o Adobe Photoshop, o Audacity, e o Adobe Premiere.

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Catarina Fernandes e Michele Martins estudam Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.