Bending Motion

Beatriz Ferreira & Beatriz Sousa

Bending Motion surge como proposta final da unidade curricular Laboratório de Som e Imagem. O nome, de certa forma, auto explicativo, anuncia a combinação entre o databending (glitch) com vídeo (motion). Com isto propusemo-nos a criar, através do processing, glitch sobre vídeo, tendo explorado duas vertentes do mesmo. Inicialmente, abordamos a questão da câmara que o próprio computador oferece e gerando glitches através do Processing sobre imagem ao vivo.

https://vimeo.com/169515468

Focámo-nos essencialmente na alteração dos canais de cor, e na reacção destes glitches ao som gerado exteriormente e captado através do microfone do computador. Aquele que começou como um exercício de experimentação, uma vez que não tínhamos considerado o nosso projecto para live stream, revelou-se fundamental na nossa pesquisa e para criar a ponte com a nossa ideia final. Por ter sido tão importante, decidimos colocá-lo como mais uma vertente do nosso projecto e não como um estudo. O seguinte passo, foi aplicar (se bem que mudando o código Processing) a mesma teoria sobre videos já criados, levando o nosso projecto a um nível de aleatoriedade maior (variando o glitch sempre consoante o som), mas garantido certa coerência visual essencialmente através da modificação dos canais de cor. O vídeo acabaria por ter sempre um resultado diferente consoante o som.

https://vimeo.com/169515467

Numa época tão visual quanto a nossa imaginamos, numa última fase, o produto como uma aplicação para todos os dispositivos onde o utilizador poderia fazer o upload do video, combiná-lo com o som à sua escolha e editar assim o seu vídeo. Aplicações como o instagram, snapchat, boomerang (cada vez mais populares) recorrem a diferentes alterações, efeitos, sobre vídeo e imagem, acreditamos que o Bending Motion poderia ingressar nesta novas formas de edição de imagem/video. O próximo passo, não contemplado na nossa apresentação final (escassez de tempo e conhecimentos) seria concretizar a aplicação, o que ainda esperamos vir a fazer.

Links


Beatriz Ferreira (Porto, 1995) e Beatriz Sousa (Braga, 1995) estudam Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.