Encontra o Fantasminha!

Eva Tavares & Fabiola Lucart

O nosso primeiro impulso para a criação deste projeto foi unir as nossas duas paixões: a fotografia (Eva Tavares) e a ilustração (Fabiola Lucart). Posteriormente quisemos criar GIFs com esta junção. O tema seria, inicialmente, uma variedade de monstrinhos imaginários, mas acabamos por especificar-nos no tema de fantasmas. Fizemos uma série deles e pensamos em uni-los numa compilação e criar um programa interativo.

fantasminha (1)

Agarrando-nos à ideia de que os fantasmas não querem ser vistos, eles fugiriam ao olhar. Para tal, existe a interação com a câmara, e cada vez que uma cara é detectada, a animação desaparece, e mostra apenas a fotografia, pois o fantasma “sente-se observado”; caso contrario, o fantasma aparece, pois não há caras detectadas.

https://www.youtube.com/watch?v=XhR1xqrpZKQ

No inicio do jogo aparece uma introdução com a ilustração de todos os fantasminhas e uma frase:

“Quanto mais nos procurares, mais longe de nos encontrar estarás”

É um enigma, para ajudar ao espectador a perceber como encontrar os fantasmas. Não é uma descoberta imediata, mas criará curiosidade cada vez que o fantasma aparecer e desaparecer.

fantasminha (2)

Ferramentas utilizadas

As ferramentas utilizadas foram o Photoshop CC para a criação dos gifs, o Premiere Pro CC para conversão dos gifs em .mp4 (visto que a nossa versão de Processing não aceita gifs) e o Processing 3.1 com OpenCV para a criação do programa em si.

Links


Eva Tavares (Santa Maria da Feira, 1996) estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desde pequena que sente grande ligação com o mundo artístico, e com o passar dos anos encontrou uma paixão pela fotografia.

Fabiola Lucart (Venezuela, 1994) estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Depois de estudar Artes Visuais no ensino secundário, estudou Arquitectura por um ano na Faculdade de Ciências de Coimbra.