UFO

Carina Gonçalves, Rita Terra & João Costa

Em conjunto decidimos para este projecto de Laboratório de Som e Imagem elaborar um jogo utilizando uma ferramenta de programação, neste caso em especifico o programa Processing 3 assim como criar os gráficos a ser utilizados por esse mesmo jogo. Depois de várias discussões decidimos que a temática a abordar seria o espaço e idealizámos para personagem principal um UFO/OVNI que teria como objectivo desviar-se dos obstáculos, os “asteroides em chama”, assemelhando-se à mecânica do jogo Flappy Bird, mas numa orientação vertical e não horizontal.

Durante o processo de programação, ao descobrirmos como acrescentar certas funcionalidades através de experiências e estudo da programação de outros jogos abertos do Processing, acabámos por alterar um pouco o objectivo inicial do jogo: a nave em vez de ter de se desviar dos objectos, teria agora de os destruir e para isso dispõe de um disparo e 3 vidas. A primeira janela da aplicação é uma imagem de abertura com o nome do jogo e pondo a nave na posição inicial de jogo, ou seja, no cento da parte inferior da janela e carregando na tecla de espaço, o jogo inicia. Um conjunto de frames no background simulam o movimento da nave e vários asteróides caem aleatoriamente. A nave podendo movimentar-se em todos os sentidos , deve disparar e acertar nos asteróides, que desaparecem caso sejam atingidos. Caso a nave embata num asteróide ou este chegue ao fundo da janela sem ser destruído, uma vida é perdida. Por cada asteróide destruído são somados 10 pontos. À medida que o jogo vai avançando a velocidade dos asteróides vai aumentando. No final do jogo, existe uma imagem final com o texto “Game Over” e com a pontuação conseguida.

Este trabalho foi possível graças a divisão e planificação do trabalho a fazer, ficando a Carina Gonçalves encarregue da programação, criação da imagem inicial e final do jogo; o João Costa encarregue da criação de um fundo (imagem) que simulasse o movimento vertical através do espaço, do corte dessa mesma imagem em 560 frames; a Rita Terra, encarregue da criação de imagens em pixel art da nave, dos vários planetas que atravessam o background e dos asteróides e ambos trabalharam para inserir esses mesmos planetas nos 560 frames do fundo.

Links


Carina Gonçalves, Rita Terra e João Costa frequentam o curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.