A (R)Risca

Madalena Soares Carneiro

A (R)RISCA

A (R)RISCA é uma caixa de jogos baseados em design condicional para crianças de idades compreendidas dos 5-8 anos. Tendo como ponto de partida o manifesto criado em 2008 por Luna Maurer, Edo Paulos, Jonathan Puckey e Roel Wouters, A (R)RISCA tem por objetivo implementar noções de processo e de lógica para assimilar conteúdos programáticos dos primeiros anos do ensino básico.

Os jogos desenvolvidos pretendem envolver as crianças num processo lógico onde os resultados finais não são feitos de escolhas estéticas ou formais. Renegando o conceito de livro de exercícios, e toda a componente entediante que este possa trazer, a caixa é extremamente colorida e pode ser mais tarde reutilizada para armazenar desenhos e materiais. Pode até mesmo atuar como caixa-capsula de todos os exercícios que foram feitos para mais tarde recordar ou registar a evolução da criança na sua resolução. Os jogos que a caixa contem podem ser divididos nas seguintes categorias programáticas: 1. Animais, 2. Números, 3. Letras, 4. Corpo Humano, 5. Plantas.

Os jogos da A (R)RISCA foram testados por uma turma de 24 alunos do 1º ano do ensino básico.


Madalena Soares Carneiro (Lisboa, 1993), estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.