CH0R30GR4PHY

Cláudia Machado, Sara Bruna Martins

https://vimeo.com/130042647

O trabalho desenvolvido, relacionado com o conteúdo adquirido nas aulas de Laboratório de Som e Imagem, consistiu na criação de um programa, através de processing, que reage com uma imagem e um som, ao pressionar uma tecla entre 0 e 9. A cada imagem e som gerado, corresponde também um movimento, o qual é feito pela pessoa que elabora a performance. A pessoa que se movimenta está subjugada às indicações fornecidas pela imagem que vê e o som que ouve. A coreografia deixa de ser algo feito pelo intérprete, mas algo inesperado e aleatório, de acordo com as teclas que são pressionadas.

Este projecto não se trata de uma crítica: no nosso ponto de vista, a dança não é um mero conjunto de passos. Este projecto é uma experiência que valoriza o público, dando a um membro do público a possibilidade de se tornar coreógrafo por uns momentos. Sem querer desvalorizar o trabalho dos coreógrafos e dos bailarinos, a nossa intenção é de aproximar mais o público ao “palco”, que são tão co-dependentes.

Queremos reforçar a ideia de que o intérprete está voluntariamente a receber as diretrizes, sendo a submissão algo intencional e consciente. Embora esta tenha sido a intenção com que desenvolvemos o projeto, ele está sujeito a outras interpretações.

CH0R30GR4PHY

Em termos de ferramentas, utilizamos o Processing para elaborar o programa. No processo de trabalho recorremos aos conhecimentos que temos de música e o programa audacity para manipulação de sons. Além disso, reunimos tambem conhecimentos a nível de dança contemporânea de forma a elaborar os passos.


Cláudia Machado (Porto, 1995). Estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e dança, desde 2009, na academia All About Dance.

Sara Bruna Martins (Porto, 1995). Estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e tirou um curso de Fashion Design na Academia de Belas Artes de Milão (NABA).