Digital Witness

Anaïs Afonso

Digital Witness

O título faz referencia a uma música de St. Vincent em que a artista fala da necessidade que a sociedade tem em viver através de ecrãs e tecnologia. Ela define os individuos como sendo escravos da era digital.

Esta serie de retratos tenta demonstrar isso mesmo. Foi pedido a cada uma das pessoas filmadas uma serie de referencias, desde letras de musicas a poemas ou até citações de filmes para serem aplicadas no processo de databending de forma a que cada efeito de glitch fosse único e personalizado. O resultado foi depois convertido em GIFs com loop. O produto final faz com que as pessoas sejam minimamente reconhecidas mas de certa forma “destruídas” pela tecnologia. Também pode ser interpretado como uma critica à liberdade que temos em criar uma “online persona” e viver uma vida ficticia na Internet escondendo a nossa identidade real.

LSI2_p

O videos de base foram filmados com uma Canon EOS 7D e com uma lente de 50mm ideal para retratos. O fundo preto foi escolhido de maneira a “conter” o efeito de glitch mais facilmente aplicando-se quase de forma automática à cara das personagens.

Usando o Adobe Premiere, foram criados loops entre 5 até 10 segundos e exportados em .mov. Com efeito, depois de várias tentativas com diversos formatos foi este que demonstrou ter o efeito de glitch mais próximo do que era pretendido. O databending foi realizado usando o Hexfiend e os gifs foram criados exportando os frames via Premiere e juntando os com uma applicação chamada Giffun.

Links


Anaïs Afonso estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.