GAP

Danny Faria

O meu projeto foi realizado em Processing e também no Ableton. Sabia que queria criar algo interativo, era essa a única ideia que tinha certeza de querer explorar, outra era o facto de querer utilizar som. Após varias tentativas e perceber o que era melhor para poder executar com os conhecimentos que tenho, que são os básicos dos básicos.

Captura de tela 2015-06-15 16.13.44

Cheguei a um concesso e realizei aquilo que poderia ser prático, para alguem que esta ou não envolvido com a musica. A minha ideia é criar como que um programa que permite ao utilizador criar uma música com os sons que são dados, sons esses que criei no Ableton, com vários segundos e efeitos para que pudesse dar já algo elaborado para poder misturar e criar os sons de forma a criar uma música.

O nome do projeto tem como nome de GAP, pois esse é o nome de algo que estou a construir relacionado com musica eletrónica e daí querer criar este projeto e dar o nome de GAP, faz sentido para mim porque é uma extensão ao que tenho criado, e ao poder alterar os sons, posso fazer com que uma musica criada, seja tocada e explorada por qualquer um, colocando la os sons que criei e utilizei.

https://www.youtube.com/watch?v=D33ozIn_n54&feature=youtu.be

A ideia não é inovadora, é como que um keyboard digital onde são os sons que dei que vão fazer tocar. Mas fiz este projeto desta forma pois, acho que pode ser interessante ou até útil realizar ou evoluir o projecto de alguma forma.

A outra coisa boa deste projeto é que pode ser utilizado como experiência para mim ao produzir uma musica, ou seja, criar os sons, e depois poder perceber como funcionam juntos para poder compor uma musica final, gravando os sons ao tocar no projeto, e depois ouvir as gravações para os entender melhor a nível de composição, funcionando como experiências como os sons que se pode ouvir aqui:


Danny Faria (Madeira, 1994), situado agora na Cidade do Porto a estudar Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.