Faz o teu Padrão

Juliana Carreira

Este trabalho tem como objectivo uma abordagem ilustrada e por sua vez analógica do que foi dado nas aulas , ou seja, um algorítmo analógico tendo como por base a imprevisibilidade que define os mesmos.

Faz o teu Padrão

Essa imprevisibilidade foi utilizada também na criação de uma narrativa lúdica, com vista a aproveitar as características dos algorítmos de uma maneira criativa. Uma vez que a área de trabalho é condicionada apenas pela ilustração, induz ao utilizador a capacidade deste aproveitar o algorítmo a seu favor, introduz a este, a capacidade crítica de produzir diferentes resultados, como por exemplo a capacidade de dividir as cores do algorítmo por tonalidades cromáticas. Explora-se portanto o caracter imprivisível de uma mancha aleatória numa ilustração previamente definida, sendo de salientar a utilização já conhecida destes produtos numa vertente mais psicológica.

Faz o teu Padrão

Este trabalho pode ser descrito a nível formal, como algo curioso, uma vez que possui grandes contrastes chama a atenção pelas: suas cores garridas, o brilhante da embalagem dos lápis e os dados fosforentes, percebendo-se à partida que existe uma ideia de interacção, uma vez que a embalagem é transparente e está selada traduz uma necessidade curiosa de a descobrir. É um trabalho com um cariz muito pessoal, uma vez que é aplicado numa área que quero seguir a nível profissional – a ilustração -, e introduzi-la neste meio, com estas características e com os resultados cromáticos que tenho obtido é algo que quero explorar.

Este trabalho é um passatempo, um caderno de actividades que ajuda a desbloquear-nos do processo de escolha, rotineira com que nos deparamos no dia a dia, com o imprevisto que a mancha cromática por nos produzida nos oferece e com a simplicidade de um texto que tanto se adapta a graúdos como aos mais antigos, com uma mensagem reflexiva muito actual.

Faz o teu Padrão

A criação e produção do mesmo foi feita tendo como princípios os mesmos que numa fanzine, tendo em conta os seus baixos custos de produção e uma inserção mais rápida no mercado alvo deste producto em concreto. Como tal a criação da mesma foi dividida nas seguintes fases:

  • Criação de uma narrativa;
  • Produção manual de ilustrações e posterior digitalização das mesmas;
  • Procura de uma grelha mais imediata;
  • Montagem do booklet e impressão;
  • Solucionar tendo como por base o aspecto contemporâneo de uma fanzine, os aspectos base num jogo: embalagem, instruções e acessórios;
  • Teste do mesmo.

Juliana Carreira estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.