Drawing Stars

Yevgeniya Tsyba

Drawing Stars

Os meus primeiros pensamentos sobre o futuro projeto eram muito efémeros e pouco claros até para mim. Só sabia que queria fazer alguma coisa bonita. Então comecei a pesquisar para que a minha ideia se tornasse mais concreta, então já pude dizer que quero que seja ligada aos pontos e/ou às figuras geométricas. Podia ser ou só para mexer como rato, ou para desenhar. Um programa de desenho era tembém uma possibiliade.
Decidi começar a fazer e perceber o que consigo criar. Primeiro consegui uma camada uniforme de pontos-“estrelas” a mover-se pelo fundo negro-“céu”. Com a ajuda do professor deu para evoluir para que ao passar o rato os pontos num certo diâmetro se juntassem (sem o rato, esta constelação também estava lá, mas não se mexia globalmente).
A seguir decidi que as figuras geométricas entre as estrelas devem formar-se a partir dos pontos que eu crio ao clicar no fundo. Para que continuasse “bonito” quis meter um gif no fundo para imitar a o céu. Só que o gif focou imóvel e também o fundo não se renovava, então viam-se todos os pontos criados, o rasto dos seus movimentos e também as sobreposições de triângulos obtidos da junção destes pontos. Então tirei o gif e fiquei simplesmente com o fundo negro e ao clicar apareciam pontos que quando estivessem a 40 px ou menos entre si se juntassem. Ao clicar com o botão direito a tela é limpa e podemos começar a desenhar novamente.

A única ferramenta utilizada fou o Processing 2.2.1. Para chegar ao resultado, usei a lista de pontos (ArrayList) e criei uma grelha com 40px (este número é configurável, sendo somente necessário ser divisível inteiramente pela resolução da aplicação) de lado para que todos os pontos que tivessem esta distância entre si se pudessem juntar três a três, podendo os vértices serem partilhados.

Links


Yevgeniya Tsyba (Odessa, Ucrânia, 1992). Estuda no 2º ano de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.