Anamnese

Rita Ribeiro, Rita Prates

Para o projeto final da unidade curricular de Laboratório de Som e Imagem, optámos por algo que tivesse uma vertente interativa. Tínhamos como objetivo construir uma peça gráfica que produzisse efeitos de som e imagem, mas com mais ênfase na parte da imagem. Para isso recorremos ao uso do programa processing 2.1 de modo a conseguir executar aquilo que pretendíamos. Para a construção da nossa peça gráfica optamos por escrever um código através do qual e com o auxílio da webcam fosse possível detetar o pixel mais claro de modo a que o interveniente da instalação conseguisse produzir um desenho numa tela preta.

https://vimeo.com/130312675

Inicialmente o desenho era possível ser feito através de várias elipses no entanto esta solução não foi a que mais nos agradou dai termos optado por criar uma variável onde em vez de elipses existissem linhas. Como não era esteticamente apelativo nem fazia sentido criar um único desenho do conjunto de todos os intervenientes optamos por estabelecer um tempo para cada interveniente (30 segundos) após esse tempo o desenho desaparece dando a possibilidade ao próximo interveniente de começar um desenho novo. Optamos por fazer com que fosse possível cada interveniente desenvolver a sua própria criação porque quisemos tornar a instalação individual de modo às pessoas conseguirem refletir, dai o nome no nosso projeto: anamnese que significa memória, quisemos criar um paradoxo em relação à memória do interveniente e ao resultado do desenho com se torna numa nova memória.

Para tornar o ambiente da instalação mais apelativo importamos para o nosso código recorrendo à biblioteca minim do processing uma música dos The XX – Intro. Após a conclusão do código tínhamos de preparar a instalção. Requisitamos uma sala, a qual tinha imensas janelas o que dificultou com que a sala ficasse totalmente às escuras. Para a nossa instalação necessitamos de : sacos plásticos pretos, um pano preto para a projeção, uma dolly para facilitar as filmagens, um tripé, uma câmare de vídeo e lanternas para que as pessoas conseguissem desenhar.

Links


Rita Ribeiro (Porto, 1995). Estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem como áreas de interesse fotografia e design editorial.

Rita Prates (Ponta Delgada, 1995). Estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem como áreas de interesse fotografia, design editorial e tipografia.