Alfabe-Tear

André Gonçalves

Este projeto é resultado de duas propostas de duas disciplinas diferentes, Laboratório de Som e Imagem e Design 1. Numa delas explorei o conceito de algoritmo e de regras que produzem resultados aleatórios; na outra produzi um alfabeto a partir de algo sem qualquer tipo de caracteres e onde estes normalmente não seriam encontrados.

tumblr_npo81gpvfA1uom4mto1_500

Para tal construí uma estrutura paralelepipedal em madeira na qual colocarei ganchos por todo o seu perímetro. O objetivo foi prender fios em direções aleatórias de uns ganchos aos outros, formando uma rede na qual, mais tarde, encontraria o meu alfabeto. Para tal, convidei qualquer pessoa a participar nesta instalação, fazendo parte dela mesma, na medida em que só existiria com a colaboração de todos.

https://www.youtube.com/watch?v=sss5rtHC7mQ

A instalação esteve situada no Pavilhão Sul da Faculdade de Belas Artes do Porto, desde segunda feira dia 01 de Junho até sexta feira dia 05, altura em que terminou. Em seguida, passei à fase de seleção dos caracteres a partir da rede de fios. Todo o processo foi documentado para melhor compreensão do projeto.

tumblr_nptx9iDvSQ1uom4mto1_1280

Links


André Gonçalves estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.