Cookin’ Dreams

Inês Caldas, Inês Neves

https://vimeo.com/130487912

O que juntou estes dois seres homónimos? Em poucas palavras: a repulsa por folhados de chocolate, vertigens para o céu e, principalmente, a paixão por jogos de tabuleiro. Apesar de ainda subsistir, a verdade é que indústria dos jogos de tabuleiro foi progressivamente perdendo o estatuto que noutros tempos conquistou. Foi a partir da década de 80, engolidos pelo avanço tecnológico, que jogos deste género foram caindo, inevitavelmente, em desuso. Claro que grande parte das pessoas de vez em quando lá vai à arrecadação buscar um Monopólio (onde já se espera que faltem notas e umas quantas casinhas), mas, excetuando uma minoria, o público geral raramente compra jogos de tabuleiro novos. Ressalvando, claro, a perspetiva e experiências dos elementos do grupo. A inspiração para este projeto surgiu não só da vontade de preservar o convívio e alegria proporcionados por esta forma de entretenimento, mas também como uma alternativa contemporânea, inspirada nos fundamentos base de alguns dos jogos de tabuleiro mais populares da nossa geração.

COOKINʼ DREAMS conjuga alguns dos princípios de outros jogos de tabuleiro com algoritmos e design condicional. Em linguagem corrente, um algoritmo é como que uma “receita” para algo. Partindo deste pressuposto, poder-se-à dizer que o objetivo de COOKINʼ DREAMS é “cozinhar” ilustrações a partir de “receitas”. A descrição presente no jogo:

Weʼve always been fans of boardgames, charades and doodling.Thatʼs how we came up with COOKINʼ DREAMS. This boardgame, strongly influenced by others like Pictionary or Party & Co., tries to reconcile what was said before with algorithms and conditional design. It seems such traditional ways of having fun with friends and family have been slowly being replaced by technology, so we wanted to bring boardgames back in action. An algorithm is basically a recipe for something, and it doesnʼt necessarily have anything to do with data processing. In our game, for instance, illustrations are being created from recipes. Thatʼs why we called it COOKINʼ DREAMS, because you are “cooking”, i.e. drawing, a mental image through given algorithms. It doesnʼt matter if you are a master in drawing or if the only thing you ever drew in life was a stick man when you were four, COOKINʼ DREAMS was created to bring fun to all sorts of people and both
children and adults.

Sublinham-se como principais referências para este trabalho:

  • Jogos: Pictionary, Party & Co., Carcassonne;
  • Design Condicional;
  • Os Wall Drawings de Sol LeWitt.

Para além dos conhecimentos e referências adquiridos nas aulas, este projeto também foi fruto de uma análise de vários jogos de tabuleiro (como já foi referido no ponto anterior), para que este se afigurasse credível. A imagem gráfica do jogo foi concebida inteiramente pelo grupo com recurso a diversas ferramentas digitais (Adobe Illustrator, Adobe Indesign, Adobe Photoshop) e materiais analógicos (cartão prensado, tinta acrílica e papel autocolante para o packaging).

Links


Inês Caldas (Vila Real, 1995), estudante de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Inês Neves (Porto, 1995), estudante de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.