Entre Linhas

Angelina Santos

IMG_1295

Depois de receber a proposta, foi pensada uma forma de juntar programação (Processing) a um suporte físico. Este projeto baseia-se assim, na criação de programas que geram padrões, segundo instruções dadas previamente. Podendo assim criar cadernos e outros objetos com esses mesmos padrões. A primeira inspiração veio de um projeto já realizado anteriormente, que pode ser visitado neste link.

As aulas também foram inspiradoras, principalmente ao conhecer o projeto do Phillip Stearns, que une o digital a um suporte físico como resultado final. Outra referência visual, foram os padrões criados pelos caleidoscópios, sendo este uma memória de infância, e embora seja um bom tema a explorar, acabou por ser abandonado mais tarde.

Durante uma das aulas de Laboratório de Som e Imagem, com instruções do professor geramos um algoritmo, primeiro manualmente no papel e depois reconstruimos em Processing, em concordância com o professor ficou decidido que esse seria um dos meus padrões, com duas variáveis a preto e branco e a cores. A base é muito simples, são duas linhas diagonais com direções opostas, que o programa vai selecionando qual o ritmo em que elas aparecem, criando assim um “zig-zag” interrompido. Para a versão mais colorida, as cores são também elas escolhidas aleatoriamente.

O segundo modelo desenvolvido teve como referência o primeiro, alterando o código e fazendo experiencias, cheguei a este resultado, ele vai criando linhas na forma de “x” até chegar ao fim do espaço previsto, criando assim linhas coloridas e atrativas.

Para concluir o terceiro modelo, foi ligeiramente diferente, visto que, foram criadas imagens em vetor, adicionadas ao processing para ele definir a ordem. Para tudo isto foram necessários sete programas, quatro para os cadernos e três para os marcadores de livro. Para melhor qualidade da imagem foram definidos espaços de trabalho três vezes superiores á medidas final. A nível de acabamento os cadernos têm laminação mate e é agrafado, de igual modo com os marcadores de livro são em papel couché silk de 300 gramas.

Para este projeto a primeira ferramenta usada foi o Processing, conjugada com Inkscape (vector). A nível de acabamentos os cadernos foram impressos a laser, com laminação mate e agrafados, de igual modo com os marcadores de livro são em papel couché silk de 300 gramas.

Links


Angelina Santos, nascida no Porto em 1990 e residente em Gondomar desde então. Entre 2005 e 2008 frequentou a Escola Profissional de Gondomar no curso profissional Nível IV para Técnica de Design, e pela falta de oportunidades de trabalho em 2012 deu-se o início da atividade profissional como artesã. Em 2013 pela necessidade de progresso, regressou aos estudos, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, na licenciatura de Design de Comunicação, que frequenta atualmente.