Mais de 20 Robôs para o ano 2020

Conferência de Penousal Machado (CDV Lab) no Processing Community Day

2020 chegou e arrancou mais um ano de LSI. A primeira aula foi dedicada ao Processing Community Day. Um dia fantástico, com dois workshops (P5 e Max), uma conferência de Penousal Machado e uma sessão de Open Talks. Foram 12 horas super-preenchidas, mas muito boas!

Mas, as “férias” são de curta duração. Nesta primeira aula começamos já a programar formas gráficas. Fizemos trapézios, “H”s e Pacmans. Como já é da praxe, o desafio desta semana é a criação de um robô em Processing.

Para referência ficam os robôs de 2018 num post anterior. E os do ano passado neste post para servir de exemplo e de inspiração. São mais de 20. Ás vezes a escolha é difícil. O objetivo é explorar as formas (primitivas) e as suas propriedades ao máximo.

Normalmente, uso o tema do Star Wars nestas aulas (se fosse apenas nestas… 😉 Por isso, acabo sempre por desafiar os estudantes a fazerem um Robô como o R2-D2, o BB-8, ou K2-SO… será que este ano vamos ver um D-O?

BB-8, R2-D2 & D-O

Mas sou recetivo a qualquer outro tipo de imagem. A ideia de um robô é que é fácil representar com primitivas geométricas e não está preso a estereótipos de género. Mas, se os robôs não forem a vossa cena, o meu conselho é fazer figurinhas Lego como alternativa. A geometria “blocuda” suave dos legos adequa-se totalmente a este exercício. Não é a toa que adoro desenhar stromtroopers em legos… 😉

Basic stromtrooper lego figurine before the helmet. “These are not the droids you’re looking for!” 😉

Não são muitos, mas alguns são bastante claros no domínio de quase todas as primitivas (Matilde e Margarida). Há uns exemplos que são porreiros pela complexidade (Sónia). Outros pelo uso inventivo da forma para simular perspetiva (Raquel). Outros usam quase tudo e mostram um domínio da luz e cor fantástico (Hugo, Diogo e Bruna) acabando por parecer verdadeiras ilustrações vetoriais.

O que espero, no futuro, é que alguém tenha a coragem de fazer isto, mas acrescentar curvas ou béziers numa ilustração simples e com impacto. Será que vai ser este ano? 😉