Resultados finais do P2 (2021)

Em 2021, os estudantes desenvolveram os projetos do sequenciador audiovisual final em p5.js. Esta foi a grande mudança (prometida) para este ano letivo. Uma mudança que mostrou ser mais eficiente (com o modelo de aulas à distância e híbridas) porque o p5 corre “mais rápido” no browser do que o Processing com o Zoom, ou o Teams ligado. Mas também porque permitiu uma adaptação rápida dos conceitos de programação e exploração desta (nova) plataforma (da Web). A nível de eficiência, o browser lida bastante bem com o áudio e o vídeo e não se notou uma diferença percetível de performance.

Sem mais demoras, apresenta-se aqui uma seleção dos trabalhos que melhor responderam ao enunciado do 2.º projeto: “partir dos conceitos de interação e tempo explorados nas aulas, criar um sequenciador audiovisual interativo não-linear com o p5.js.”

BA·DUM·TSS

LSI 2021, por Diana Teixeira, Diogo Sousa, Sara Pinto, e Tiago Santos. Consultaro o relatório completo. Ver o projeto online.

“ba dum tss” é o novo convidado das tuas jam sessions. Um sequenciador de som personalizável que, para além de criar uma sequência base para uma boa “guitarrada” com amigos, assenta na base de um cartaz generativo que podes até imprimir para para guardar a memória desses momentos. Finally, the jam for your jam session… ba dum tss.

Ilustrassom

LSI 2021, por Beatriz Ferreira, Eunce Bastos, Inês Leal e Rita Constante. Consultar o relatório completo.

O nome, por si só ilustrativo, explica o nosso propósito: de- senhar ou ilustrar com a voz. Desta forma, através desta plataforma, é possível alcançar um resultado gráfico, utlizando o microfone para gravar o que queremos desenhar, através do código, fazendo surgir formas abstra- tas e dinâmicas que reagem ao volume do som. Assim, fazemos a ponte entre o ouvir e o ver, entre o disforme e as formas, entre o fisíco e o impalpável, entre a poesia e o rigoroso. O que é que estas palavras desenham? De que cor é a minha voz? De que tamanho é esta entoação?

https://www.youtube.com/watch?v=wP2v5vhxWv4\

Star Wars – Pamado Adventures.

LSI 2021, por Arthur Gomes, Cristiana Brás, Erika de Ornelas, Yéssica Josie. Consutar o relatório completo. Ver o projeto online: https://editor.p5js.org/Cristiana_Braz/sketches/mznDYnIV9

Star Wars: Pamado Adventures é um jogo do estilo infinity run protagonizado pelo profes- sor Pedro Amado, inserido no universo dos clássicos filmes do Star Wars. O personagem, equipado com um jetpack, percorre um trajeto com obstáculos que reagem à música
de fundo, enquanto que diferentes objetos e personagens bónus passam pelo ecrã, em variados intervalos. Para além das músicas de fundo, o jogo contém também diversas linhas de áudio gravadas durante as aulas do semestre que foram selecionadas e imple- mentadas de modo a responderem às várias possíveis situações dentro do jogo. O obje- tivo é obter o maior score possível, sendo que quanto mais tempo o jogador se conseguir esquivar dos obstáculos e não perder as suas vidas, maior será a sua pontuação final.

Galaxy DJ

LSI 2021, por João Cardoso, Pedro Lopes e Sofia Oliveira. Consultar o relatório completo.

Lândia

LSI, 2021 por Helena Melo, Luísa Portugal e Margarida Allen. Consultar o relatório completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.