Programação visual 101: fazer robôs

Mars Rover Opportunity selfie

Na primeira aula de LSI, os estudantes foram introduzidos ao ambiente (IDE) do Processing. Isto é, depois da introdução de alguns conceitos e história sobre o que é um programa (algoritmo, instruções,…) passamos à ação direta: o que é; e onde se obtém o software; o ambiente de sketching em modo de texto; a consola como interface / interação do programa com o programador; os primeiros skecthes — “hello world!”; e por fim o desenho visual numa janela de aplicação.

Depois da introdução ao “println()” e ao “size()”, o primeiro exercício/desafio é criação de um desenho de um robô. Este desafio, ou melhor esta semana tem como objetivo a exploração das primitivas gráficas 2D e das respetivas propriedades. Isto é, saber desenhar no ecrã.

2D Primitives & Properties

arc() circle() ellipse() line() point() quad() rect() square() triangle()

Color Setting
background() clear() colorMode() fill() noFill() noStroke() stroke()

Attributes
ellipseMode() rectMode() strokeCap() strokeJoin() strokeWeight()

Foram desafiados a desenhar um robôs à escolha, mas com “pontos” extra para quem fizer uma personagem do Star Wars — K2SO anyone?—, ou melhor ainda o Mars Rover Opportunity!

A aula terminou no início dos desenhos. Como curiosidade extra, alguns alunos na turma 2 (manhã) quiseram saber/explorar o desenho de béziers.

Curves

bezier() bezierDetail() bezierPoint() bezierTangent() curve() curveDetail() curvePoint() curveTangent() curveTightness()

Na turma 1, de tarde, ainda vimos como funcionavam os arcos. Era interessante a exploração de forma autónoma de formas complexas como os polígonos (vertex shapes simples)

Vertex

beginContour() beginShape() bezierVertex() curveVertex() endContour() endShape() quadraticVertex() vertex() b

Aqui ficam algumas imagens de referência do ano passado de alguns dos vossos colegas de 2018 (créditos no nome dos ficheiros).


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.