Canal de vídeo experimental

Hello world @ Canal Ponto & Vírgula no YouTube

OK. Isto é altamente experimental. Mas, depois dos resultados dos inquéritos finais de LSI18 que passei informalmente junto dos estudantes, ficou confirmado de que eles preferem estudar por vídeo em vez de ler.

Em relação ao reference online, eu ainda compreendo. É uma relação de amor-ódio, mas eu compreendo. A sério. No entanto, não compreendo em relação ao manual da O’Reilly que usamos nas aulas. É super curto (comparado com os outros!) e é muito mais fácil e rápido de ler e compreender do que qualquer outra coisa! Mas… Já diz o velho ditado:

“se não os podes vencer, junta-te a eles!”

Por isso aqui está uma experiência nova. Quer dizer, é a segunda vez que tento isto (a primeira foi na UA para tutoriais de HTML com Dreamweaver). Na altura, gravei as demonstrações na aula direto. Ficou como ficou. Não teve grande adesão…

Desta vez, “recrutei” um par de estudantes — a Júlia e o Cristiano — que prontamente se disponibilizaram a ajudar. O resultado é este canal que está a ser montado.

Os três primeiros vídeos — relativos à primeira aula de Processing onde abordamos o IDE, o sistema de coordenadas, e o desenho com primitivas gráficas 2D — já estão online: https://www.youtube.com/watch?v=bPTgAp1V5E4&list=PLizm-nXRptFDmp7Wq9Rr9je0Nq3poAid2&index=3

A estrutura e a qualidade ainda não são o que queremos. O som precisa de trabalho. o enquadramento e qualidade de imagem (resolução e iluminação) estão sujeitos ao material e salas disponíveis (estamos a estudar com a Patrícia um novo modelo?). Estamos a experimentar e a iterar soluções (hoje fizemos mais seis vídeos com um setup ligeiramente diferente, sem projeção, em FullHD, numa outra sala…).

O objetivo é encontrar um setup, uma fórmula que ajude a fazer isto de forma simples e construtiva para orientar e apoiar o estudo em LSI (e para qualquer estudante ou entusiasta pelo Processing). Afinal de contas, se o Shiffman conseguiu, porque não havemos de conseguir também?

Se tiverem sugestões, correções ou comentários façam-nos chegar! Esperamos que seja útil!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.