Laboratório de Som e Imagem da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Referências visuais para o P3: Dynamic Typography
Aqui reúnem-se algumas referências de autores e projetos para ajudar a encontrar e aprofundar o desenvolvimento de ideias para o projeto final de LSI19: Dynamic Typography.
No passado — tal como no manual das formações de Processing e na página de referências de autores e artistas —, foram recolhidos vários exemplos. Quase todos eles têm trabalho relevante, de uma forma ou de outra, para esta UC. Adicionalmente, as dissertações de mestrado de Sandra Mónia e Vítor Quelhas contêm referências a arte generativa e tipografia dinâmica respetivamente. A do Vítor explica concretamente a definição de Dynamic Typography pretendida neste projeto.
Os primeiros pontos de paragem nesta pesquisa são, claro, o Creative Applications e o Open Processing. O Instagram também é uma fonte de inspiração, não só em dynamic typography , mas também em kinectic typography e especialmente em variable fonts (que não é bem o tema do projeto, mas… enfim… aqui sim, as coisas mexem-se!). Um sítio inesperado é o Pinterest… eu sei… eu sei… pinterest… confesso que quase nunca uso e nem sequer percebo esta rede social… mas, tem imagens bonitas 😉
Sem mais demora, alguns exemplos.
Esta designer é a autora do livro que inspira e guia o desenvolvimento da última proposta [que levo para a aula inicial do P3). Resulta do mestrado dela.
Não podem não conhecer o Nakamura!
Este têm mesmo que ver. Um dos objetivos deste ano (2019) é produzir um vídeo para submeter a este open call.
Na realidade este trabalho também é interessante para o P1…
Já vos disse que eles são capazes de cá estar (novamente) em Maio, na Fontstand Conference?
Bom… quase tudo do Nikita Iziev dá um bom exemplo para isto. Especialmente os últimos posts (recentes) do 36daysoftype
Este era um bom exemplo para fazer com captura e análise em tempo real de vídeo (como o Tim Rodenbroeker sugere). Ou para usar Flow Fields / Force Fields como o Shiffman e o Lieberman descrevem.
Bom… acho que não há melhor exemplo — do Processing como uma ferramenta de trabalho autónoma ou para usar com outros projetos — até agora do que este. Adorava que alguém conseguisse fazer um desafio destes. [Catarina que dizes? Até agora, tens ido a todos. Margarida, que tal?]
A Cátia Costa, de Coimbra, apresentou a ferramenta dela no 6.º Encontro de Tipografia em 2015. Era um projeto de mestrado porreiro e semelhante a estas coisas.
Este foi inspirado nos gráficos de uma capa da Muriel Cooper.
Por fim (?), mas não menos importante, o site com o portfólio experimental de Yeohyun Ahn. Semelhante à da Stefanie Schwarz em objetivo e resultados.
Alguns exemplos de LSI 2018
No ano passado alguns exemplos foram mais adequados do que outros. Aqui ficam algumas imagens (e vídeos) de demonstração (a fraca qualidade dos vídeos é um dos motivos para que este ano tenha pedido mais e melhores registos…)
Uma aplicação que fazia uma “chuva de letras” interativa. Muito simples e fácil de criar. Este em exposição no PCD19. De Joana Pereira e Cátia Vanessa (LSI 2018)
Uma simulação de hologramas usando uma técnica de reflexo simples.
Um jogo. Esteve em demonstração na Videojogos 2018 (e vai ser publicado nas atas da conferência): http://vj2018.fba.up.pt/
Mas, enfim. Estes exemplos são uma amostra do “anda lá fora”. Não dispensa a consulta dos livros, sites e referências fornecidas, ou outras que possuam.
Um ponto de partida (e percurso constante) de descoberta e exploração importante são os sites de conferências como o OFFF (http://offf.barcelona/), ou o EYEO (http://eyeofestival.com/).