Um dos requisitos muito procurados sempre durante o ano é a personalização em tempo real dos skeches. Uma biblioteca que permite fazer isto é a Drop: http://transfluxus.github.io/drop/
Manoloide & Gravação de Audio
Já cá não escrevo há algum tempo. As sessões em Zoom têm ocupado a maioria do tempo e energia e resta pouca vontade de estar à frente do computador. Ainda assim, já tinha esta referência para adicionar aos autores e artistas:
Um append simples com vetores bidimensionais
Alguns estudantes têm perguntado como fazer um append — fazer crescer um vetor — quando usamos variáveis compostas/complexas. Em aulas passadas temos feito algumas operações sobre vetores (arrays), tanto em valores simples, como em strings. Os métodos são semelhantes e parecem eficientes. Para aqueles que estudaram a referência online, já viram que podemos utilizar métodos… Continue a ler Um append simples com vetores bidimensionais
Squash & Stretch simples (pré-objetos)
Alguns estudantes têm sentido dificuldades em compreender o princípio de um squash & stretch. O primeiro conceito a reter é a animação. Um squash & stretch precisa de uma deformação inicial (squash). Tipicamente esmagar. Seguido de uma animação que estica (para além do tamanho original). E, para terminar o loop, tem que voltar a esmagar… Continue a ler Squash & Stretch simples (pré-objetos)
Mais uma moeda, mais uma volta… todos à distância, claro!
Segunda semana de contenção e isolamento. As aulas online continuam a decorrer com o Colibri-Zoom. Desta feita com uma assistência ligeiramente maior do que na semana passada (mas não tão popular como as aulas de tipografia ou desenho de tipos!) Durante a manhã, deu para (re)ver alguns trabalhos em processo. De uma forma global, todos… Continue a ler Mais uma moeda, mais uma volta… todos à distância, claro!
Aulas à distância
Com o surto do COVID-19 a alastrar-se, a UP implementou o plano de contingência. O que significa a suspensão das aulas presenciais e substituição por momentos/aulas à distância. Durante a sessão da manhã (já disponível online) e durante a tarde também (vídeo em breve) as dúvidas exercícios e discussão foram muito fixes.
Leituras
Só um artigo muito rápido para promover um pouco de leituras sobre o que se anda a fazer para além da simples arte generativa. Neste artigo, os autores fazem um review dos últimos anos, (desde o John Conway, a passar por Joshua Davis, Casey Reas, Jared Tarbell, Aaron Koblin, Robert Hodgin, Ben Fry, entre muitos… Continue a ler Leituras
Referências visuais para o P1: Generative Portrait
Esta semana arrancamos oficialmente o desenvolvimento do primeiro projeto de LSI: Generative Portrait. O primeiro ponto de situação onde juntamos tudo que foi aprendido até agora. Básicos, Primitivas gráficas, Variáveis, Ciclos e Condições, Vetores e Media. No passado já tivemos trabalhos muito bons nesta disciplina. Deixo aqui algumas referências dos anos anteriores e de autores… Continue a ler Referências visuais para o P1: Generative Portrait
Esquadrões, pelotões e companhias!
Mais um ano, mais um batalhão de robôs. Vêm formatados em esquadrões, ou em pelotões. Mas o que interessa é que os estudantes têm vindo a demonstrar cada vez mais e mlhores capacidades de dominar rapidamente o Processing! Aqui fica mais um batalhão:
Os melhores robôs de sempre?
Só um post rápido para elogiar as duas turmas de LSI de 2020. Não desmerecendo às turmas dos anos anteriores, este ano vi robôs absolutamente fantásticos com uma exploração das primitivas gráficas excelente.