Referências visuais para o P1: Generative Portrait

Esta semana arrancamos oficialmente o desenvolvimento do primeiro projeto de LSI: Generative Portrait. O primeiro ponto de situação onde juntamos tudo que foi aprendido até agora. Básicos, Primitivas gráficas, Variáveis, Ciclos e Condições, Vetores e Media.

No passado já tivemos trabalhos muito bons nesta disciplina. Deixo aqui algumas referências dos anos anteriores e de autores online (créditos nos nomes dos ficheiros).

Em 2019 e em 2020, o objetivo foi fazer um retrato de um autor da história de computational art & design. Tentando fazer referência ou evocar a sua estética ou elementos. Parece-me que —sem desmerecer os estudantes dos outros anos— finalmente em 2020 quase todos conseguiram cumprir e compreender o exercício! Houve retratos verdadeiramente espetaculares.

Este ano —2021— vamos tentar fazer algo mais significativo. Tentar retratar mulheres && designers && portuguesas com trabalho relevante entre 1980 e 2000. Isto vai obrigar a um pouco de pesquisa. Mas o objetivo vai ser fazer algo para além de um simples trabalho da disciplina! Ainda não sei o formato final… Gostava que isto resultasse numa zine colaborativa a publicar —quem sabe mesmo imprimir de forma híbrida pós-digital na FBAUP?— até final de julho, mas isso vai ser algo que espero que resulte da participação de todos!

LSI Class of 2021

LSI Class of 2020

LSI Class of 2019

LSI Class of 2018

Originalmente, em 2018, o objetivo era fazer uma homenagem aos docentes e funcionários da FBAUP. Apesar de alguns perceberm a proposta, muitos fizeram auto-retratos…?!

Online and random stuff

OMONO Gallery
Adobe Creative Suite Illustrations, Sergio Albiac
Adobe Creative Suite Illustrations (Author?)
Dead Presidents, Mike Brondbjerg

Portraits, Ryan Alexander
Generative Scribble Portrait Audrey Hepburn
Jurg Lehni, Scriptographer








Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.