Hello World, again! ;)

Começa a ser uma tradição abrir a primeira aula no “auditório do Teams”. Turma 1 e turma 2 lado a lado (apenas os corajosos com o vídeo ligado)

Depois de um arranque de semestre fantástico com a conferência do Karsten Schmidt e com mais artistas e convidados a apresentarem resultados dos workshops e exposições, fizemos a primeira aula de Processing. A partir de casa, claro…

Desta feita abandonámos as cabeças de lego e fizemos uma homenagem ao Dick Bruna com uma Miffy.

// PAmado 2021-02-18
// Miffy adapted from Dick Bruna

// Configurar a aplicação
size(500, 500);

// Cenário
background(200, 0, 0);

// Configurar as propriedades de desenho da Miffy
// noStroke();
stroke(0);
strokeWeight(20); // hack: double the weight 

fill(255);
rectMode(CENTER);

// Orelhas // Orelha direita (stroked)
rect(180, 175, 70, 150);
ellipse(180, 96, 70, 80);

// Orelha esquerda
rect(320, 175, 70, 150);
ellipse(320, 96, 70, 80); // <-- hack para acertar o contorno… subir um pouco

// acabei de me aperceber que há uma maneira ainda mais fácil, sem ter que fazer hacks…

// restore stroke
stroke(0);
strokeWeight(10);

// Cara
ellipse(250, 300, 300, 200);

// "clean" srossing stroke shapes
noStroke();
rect(180, 175, 70, 150);
ellipse(180, 96, 70, 80);
rect(320, 175, 70, 150);
ellipse(320, 96, 70, 80);

// Olhos // Olho Direito
fill(0);
ellipse(180, 300, 30, 50);

// Passar a linhas para focinho e olho
noFill();
stroke(0);
strokeWeight(10);

// Olho Esquerdo
arc(320, 310, 40, 40, 5* PI/4, 7 * PI/4); // <-- divisão do círculo em "fatias de tarte" 
//arc(320, 260, 40, 40, 1.75 * PI, 2.25 * PI); // <-- pelos valores matemáticos… com o PI
//arc(320, 260, 40, 40, radians(230), radians(310) ); // <-- uma forma diferente de calcular o valor dos radianos a partir de graus

// Focinho
line(230, 360, 270, 340);
line(230, 340, 270, 360);

A Turma 1, da tarde, esteve super-ativa no Teams a debitar imagens do processo e antecipar problemas, a perguntar parâmetros… Antecipa-se um grande semestre!

O desafio de casa é o de sempre. Fazer um robô (não perdem pela demora!) Mas, dada a energia que ambas as turmas imprimiram à aula, estou ansioso para ver os resultados!

Ver os robôs (simples) dos anos anteriores:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *