
Aqui reúnem-se algumas referências de autores e projetos para ajudar a encontrar e aprofundar o desenvolvimento de ideias para o projeto final de LSI19: Dynamic Typography.
No passado — tal como no manual das formações de Processing e na página de referências de autores e artistas —, foram recolhidos vários exemplos. Quase todos eles têm trabalho relevante, de uma forma ou de outra, para esta UC. Adicionalmente, as dissertações de mestrado de Sandra Mónia e Vítor Quelhas contêm referências a arte generativa e tipografia dinâmica respetivamente. A do Vítor explica concretamente a definição de Dynamic Typography pretendida neste projeto.
Os primeiros pontos de paragem nesta pesquisa são, claro, o Creative Applications e o Open Processing. O Instagram também é uma fonte de inspiração, não só em dynamic typography , mas também em kinectic typography e especialmente em variable fonts (que não é bem o tema do projeto, mas… enfim… aqui sim, as coisas mexem-se!). Um sítio inesperado é o Pinterest… eu sei… eu sei… pinterest… confesso que quase nunca uso e nem sequer percebo esta rede social… mas, tem imagens bonitas 😉
Sem mais demora, alguns exemplos.

Being not truthful works against me (2006). Ralph Ammer and Stefan Sagmeister. http://we-make-money-not-art.com/being_not_truth/ . http://www.artic.edu/aic/collections/artwork/197545/print


Esta designer é a autora do livro que inspira e guia o desenvolvimento da última proposta [que levo para a aula inicial do P3). Resulta do mestrado dela.

Não podem não conhecer o Nakamura!


https://frm.fm/a/holger_lippmann/maze_1 https://vimeo.com/243454892

Universal Everything (Matt Pyke). http://universaleverything.com/projects/opclock. https://www.itsnicethat.com/articles/universal-everything-offf

Zach Lieberman. Link 1. Link 2


Eye Magazine Generative Cover. https://www.dezeen.com/2017/09/11/muirmcneil-8000-unique-covers-eye-magazine-design-graphics/

Karsten Schmidt. http://glia.ca/conu/digitalPoetics/prehistoric-blog/2010/12/22/2008-karsten-schmidt-programmable-typography/

Lia. http://www.graphicine.com/lia-early-pioneer-of-software-and-net-art/



Golan Levin. http://www.flong.com/projects/maeda_poster/

John Maeda. http://www.ntticc.or.jp/en/feature/2001/Post_Digital/
Works/color_type.html. http://www.ntticc.or.jp/en/feature/2001/
Post_Digital/Works/copic_tv.html

http://www.abstractmachine.net/blog/graphisme-algorithmique/

Robert Hodgin. http://roberthodgin.com/portfolio/work/adobe-remix/

Reza Ali. http://www.syedrezaali.com/#/3d-dewey-visualization/



Este têm mesmo que ver. Um dos objetivos deste ano (2019) é produzir um vídeo para submeter a este open call.

https://www.instagram.com/p/Bo4jnz8BjIK/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1ro30wq82hb14

Na realidade este trabalho também é interessante para o P1…

Já vos disse que eles são capazes de cá estar (novamente) em Maio, na Fontstand Conference?



https://www.instagram.com/p/Bq5eeplhb5i/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1uupwflk9ep1f

https://www.instagram.com/p/BvpTU5unamY/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=y8zsmxttahos

https://www.instagram.com/p/BumDD4uH_gd/

Bom… quase tudo do Nikita Iziev dá um bom exemplo para isto. Especialmente os últimos posts (recentes) do 36daysoftype


Este era um bom exemplo para fazer com captura e análise em tempo real de vídeo (como o Tim Rodenbroeker sugere). Ou para usar Flow Fields / Force Fields como o Shiffman e o Lieberman descrevem.




Bom… acho que não há melhor exemplo — do Processing como uma ferramenta de trabalho autónoma ou para usar com outros projetos — até agora do que este. Adorava que alguém conseguisse fazer um desafio destes. [Catarina que dizes? Até agora, tens ido a todos. Margarida, que tal?]
A Cátia Costa, de Coimbra, apresentou a ferramenta dela no 6.º Encontro de Tipografia em 2015. Era um projeto de mestrado porreiro e semelhante a estas coisas.

Alguém quer fazer computação física?





Bom. Na realidade, quase qualquer coisa retirada do site dele dá. O Tim também tem um tutorial para fazer este exercício que é espetacular: https://timrodenbroeker.de/processing-tutorial-kinetic-typography-1/ (no enunciado do P3)




Este foi inspirado nos gráficos de uma capa da Muriel Cooper.



Por fim (?), mas não menos importante, o site com o portfólio experimental de Yeohyun Ahn. Semelhante à da Stefanie Schwarz em objetivo e resultados.
Alguns exemplos de LSI 2018
No ano passado alguns exemplos foram mais adequados do que outros. Aqui ficam algumas imagens (e vídeos) de demonstração (a fraca qualidade dos vídeos é um dos motivos para que este ano tenha pedido mais e melhores registos…)

Uma aplicação que fazia uma “chuva de letras” interativa. Muito simples e fácil de criar. Este em exposição no PCD19. De Joana Pereira e Cátia Vanessa (LSI 2018)

Uma simulação de hologramas usando uma técnica de reflexo simples.

Um jogo. Esteve em demonstração na Videojogos 2018 (e vai ser publicado nas atas da conferência): http://vj2018.fba.up.pt/




Mas, enfim. Estes exemplos são uma amostra do “anda lá fora”. Não dispensa a consulta dos livros, sites e referências fornecidas, ou outras que possuam.
Um ponto de partida (e percurso constante) de descoberta e exploração importante são os sites de conferências como o OFFF (http://offf.barcelona/), ou o EYEO (http://eyeofestival.com/).
E de galerias como a Framed (https://frm.fm/), bitforms, ou exposições especiais como o Design and the Elastic Mind (https://www.moma.org/interactives/exhibitions/2008/elasticmind/#/149/)
Boas pesquisas!