Referências visuais para o P3: Dynamic Typography

Pormenor de projeto Primavera Sounds (© Eugénia Rocha, Inês Saraiva, Mariana Carvalho, LSI 2018)

Aqui reúnem-se algumas referências de autores e projetos para ajudar a encontrar e aprofundar o desenvolvimento de ideias para o projeto final de LSI19: Dynamic Typography.

No passado — tal como no manual das formações de Processing e na página de referências de autores e artistas —, foram recolhidos vários exemplos. Quase todos eles têm trabalho relevante, de uma forma ou de outra, para esta UC. Adicionalmente, as dissertações de mestrado de Sandra Mónia e Vítor Quelhas contêm referências a arte generativa e tipografia dinâmica respetivamente. A do Vítor explica concretamente a definição de Dynamic Typography pretendida neste projeto.

Os primeiros pontos de paragem nesta pesquisa são, claro, o Creative Applications e o Open Processing. O Instagram também é uma fonte de inspiração, não só em dynamic typography , mas também em kinectic typography e especialmente em variable fonts (que não é bem o tema do projeto, mas… enfim… aqui sim, as coisas mexem-se!). Um sítio inesperado é o Pinterest… eu sei… eu sei… pinterest… confesso que quase nunca uso e nem sequer percebo esta rede social… mas, tem imagens bonitas 😉

Sem mais demora, alguns exemplos.


Being not truthful works against me (2006). Ralph Ammer and Stefan Sagmeister. http://we-make-money-not-art.com/being_not_truth/ . http://www.artic.edu/aic/collections/artwork/197545/print
Alphabot (2001). Nikita Pashenkov . http://tdctokyo.org/eng/?award=01_nikita-pashenkov (Corre em Processing 1.0)
Timed type (2011). Stefanie Schwarz

Esta designer é a autora do livro que inspira e guia o desenvolvimento da última proposta [que levo para a aula inicial do P3). Resulta do mestrado dela.

Drop Clock (2012). Yugo Nakamura. Link 1. Link 2

Não podem não conhecer o Nakamura!

Morisawa Font Park 2.0 (2008)*. Yugo Nakamura, Tha.
Maze (2006). Holger Lipmann
https://frm.fm/a/holger_lippmann/maze_1 https://vimeo.com/243454892
Op Clock & Offf Moscow titles (2015)
Universal Everything (Matt Pyke). http://universaleverything.com/projects/opclock. https://www.itsnicethat.com/articles/universal-everything-offf
Weird Type (2017) (and other random stuff…)
Zach Lieberman. Link 1. Link 2
FIELD x Monotype: Glyph.Index (2017). https://www.field.io/project/type-reinvented/. https://www.itsnicethat.com/articles/field-monotype
Muir McNeil (2017)
Eye Magazine Generative Cover. https://www.dezeen.com/2017/09/11/muirmcneil-8000-unique-covers-eye-magazine-design-graphics/
Type & Form (2008)
Karsten Schmidt. http://glia.ca/conu/digitalPoetics/prehistoric-blog/2010/12/22/2008-karsten-schmidt-programmable-typography/
(Untitled, s. d.)
Lia. http://www.graphicine.com/lia-early-pioneer-of-software-and-net-art/
Richard Niessen & Esther de Vries. http://www.graphicine.com/richard-niessen-e-esther-de-vries/
Wim Crouwel. http://www.graphicine.com/dutch-design-legend-wim-crouwel/
Maeda Lecture (Poster, 2008)
Golan Levin. http://www.flong.com/projects/maeda_poster/
Color Typewriter & Post Digital (2001)
John Maeda. http://www.ntticc.or.jp/en/feature/2001/Post_Digital/
Works/color_type.html.
http://www.ntticc.or.jp/en/feature/2001/
Post_Digital/Works/copic_tv.html
Graphisme Algorithmique (2014). Abstract Machine (Michael Martin, et. al). https://vimeo.com/88372198
http://www.abstractmachine.net/blog/graphisme-algorithmique/
Adobe Remix (2015)
Robert Hodgin. http://roberthodgin.com/portfolio/work/adobe-remix/
3D Data Visualization
Reza Ali. http://www.syedrezaali.com/#/3d-dewey-visualization/
Fabian Fohrer.
Underware [Type Foundry]. https://www.instagram.com/underwarefoundry/p/BhBFmSOh_N8/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=u83459w8d7ze
Sanders Turing / Studio Dumbar. https://www.instagram.com/p/Bsx-8BlBE31/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=ro1gnnhbql4w

Este têm mesmo que ver. Um dos objetivos deste ano (2019) é produzir um vídeo para submeter a este open call.

schultzschultzgrafik
https://www.instagram.com/p/Bo4jnz8BjIK/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1ro30wq82hb14
kristjan dekleva. https://www.instagram.com/p/BxLVyysh_mk/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=mnjnxy1mrul2

Na realidade este trabalho também é interessante para o P1…

Mais trabalhos dos Underware. https://www.instagram.com/underwarefoundry/p/Bg_COQyhUwY/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=5ji2az5g0oh9

Já vos disse que eles são capazes de cá estar (novamente) em Maio, na Fontstand Conference?

omsetype.co. https://www.instagram.com/p/BjXrPe_DBt3/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=teub6gpz6m3c
Andrew Heumann.https://www.instagram.com/p/Bq-SeRshrrE/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1j4i0ee2i504r
in.white.rooms_
https://www.instagram.com/p/Bq5eeplhb5i/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1uupwflk9ep1f
KOD [Kostro Design]
https://www.instagram.com/p/BvpTU5unamY/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=y8zsmxttahos
Magmamag.
https://www.instagram.com/p/BumDD4uH_gd/
Nikita Iziev. https://www.instagram.com/nikitaiziev

Bom… quase tudo do Nikita Iziev dá um bom exemplo para isto. Especialmente os últimos posts (recentes) do 36daysoftype

Nikita Iziev.https://www.instagram.com/p/BuHeiqnBW_F/
Nikita Iziev. https://www.instagram.com/p/Bvwzu0TBvwi/

Este era um bom exemplo para fazer com captura e análise em tempo real de vídeo (como o Tim Rodenbroeker sugere). Ou para usar Flow Fields / Force Fields como o Shiffman e o Lieberman descrevem.

https://www.instagram.com/p/Bua9cMqFMRB/
https://www.instagram.com/p/BuY02VEBwv5/
https://www.instagram.com/p/BuWcW5bjt64/
Kiel D M. https://www.instagram.com/p/BuJX7e-FsKk/

Bom… acho que não há melhor exemplo — do Processing como uma ferramenta de trabalho autónoma ou para usar com outros projetos — até agora do que este. Adorava que alguém conseguisse fazer um desafio destes. [Catarina que dizes? Até agora, tens ido a todos. Margarida, que tal?]

A Cátia Costa, de Coimbra, apresentou a ferramenta dela no 6.º Encontro de Tipografia em 2015. Era um projeto de mestrado porreiro e semelhante a estas coisas.

https://www.instagram.com/p/BuDFDCpBcfX/

Alguém quer fazer computação física?

https://www.instagram.com/p/BulygJ2DvbT/
https://www.instagram.com/p/BvxD9LaH9Q-/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=iqcbl6hmpcgt
Tim Rodenbroeker. https://www.instagram.com/p/BwKJcT1hYpQ/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1l5ejbu8botm7
https://timrodenbroeker.de/
https://www.instagram.com/tim_rodenbroeker/

Bom. Na realidade, quase qualquer coisa retirada do site dele dá. O Tim também tem um tutorial para fazer este exercício que é espetacular: https://timrodenbroeker.de/processing-tutorial-kinetic-typography-1/ (no enunciado do P3)

https://www.instagram.com/p/BwozzXJHzi9/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=oo9zx9fwheti
https://www.instagram.com/p/BwpHgIGBubT/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=16wqmkdfgrm67
https://www.instagram.com/pampatype/p/BwpazqoBSqK/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=w56dlzrys9e2
Nick Kuder. https://www.instagram.com/p/Bu2PJWVFi5l/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=10qlb4tbuv7jk

Este foi inspirado nos gráficos de uma capa da Muriel Cooper.

Peter Korsman. https://www.instagram.com/p/Bt9ETicB1B4
Ellen Lupton. Thinking with Type (Livro)
http://www.yeoahn.com/typecode/

Por fim (?), mas não menos importante, o site com o portfólio experimental de Yeohyun Ahn. Semelhante à da Stefanie Schwarz em objetivo e resultados.

Alguns exemplos de LSI 2018

No ano passado alguns exemplos foram mais adequados do que outros. Aqui ficam algumas imagens (e vídeos) de demonstração (a fraca qualidade dos vídeos é um dos motivos para que este ano tenha pedido mais e melhores registos…)

Esthesia App. https://pcd.fba.up.pt/2019/cfjp.html

Uma aplicação que fazia uma “chuva de letras” interativa. Muito simples e fácil de criar. Este em exposição no PCD19. De Joana Pereira e Cátia Vanessa (LSI 2018)

Holographic-Typography– Ana-Ferraz+Beatriz-Cunha+Joana-Cadeco+Sandro-Vieira (LSI 2018)

Uma simulação de hologramas usando uma técnica de reflexo simples.

Hupata-Aurora Peixoto-Carolina Bonzinho-Marta Rodrigues (LSI 2018)

Um jogo. Esteve em demonstração na Videojogos 2018 (e vai ser publicado nas atas da conferência): http://vj2018.fba.up.pt/

Joy-Division-Tribute-André Lourenço-Joana Silva-Jorge Moreira-Ricardo Luis (LSI 2018)
Milkshake-Marianna Pawlusiow-Noah Levy (LSI 2018)
Onyd-Francisca Costa-Maria Isabel Quaresma-Márcio Martins-Maria Polónio (LSI 2018)
Primavera-Sounds-Eugénia Rocha-Inês Saraiva-Mariana Carvalho (LSI 2018)

Mas, enfim. Estes exemplos são uma amostra do “anda lá fora”. Não dispensa a consulta dos livros, sites e referências fornecidas, ou outras que possuam.

Um ponto de partida (e percurso constante) de descoberta e exploração importante são os sites de conferências como o OFFF (http://offf.barcelona/), ou o EYEO (http://eyeofestival.com/).

E de galerias como a Framed (https://frm.fm/), bitforms, ou exposições especiais como o Design and the Elastic Mind (https://www.moma.org/interactives/exhibitions/2008/elasticmind/#/149/)

Boas pesquisas!

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