Como anunciei várias vezes através do Moodle, nestes 3 dias, a conferência TypeLab da Typographics está a correr online, com streams públicos em 3 fusos horários, permitindo ter a conferência a correr quase ininterruptamente durante 72 horas.
Apesar do tópico ser do interesse mais para Type Design e Tipografia, há muitos oradores e conferências (como o anfitrião europeu — Petr van Blokland—, o Erik van Blokland, o Ilya Ruderman, ou o Rodrigo Saiani…) que já abordaram questões mais tecnológicas.
Ontem, à (nossa) hora de jantar, o grande Zach Lieberman apresentou uma conferência curta, sintética e recheada de material e exemplos de referências, artistas, alunos… ufff… piscava-se os olhos e perdia-se uma petabytes de informação.
Um dos artistas mencionados pelo Libermann (que já tinha sido mencionado antes) foi o grande Aaron Marcus. O que foi novidade, foi saber que o site Letterform Archive (que usamos na UC de Design de Tipos) tem um espólio digitalizado com bastante qualidade de imensas obras dele.
Vale a pena derreter umas horas de volta do arquivo. Tanto no repositório dele, como na seleção disponível no Archive.org.
Outros grandes autores e artistas mencionados foram, claro, a Muriel Cooper (BTW: vale a pena ver a TED Talk dela), o John Maeda, e um dos novos foi a referência à tese de doutoramento do Peter Cho que quero ler nas férias com grande curiosidade!
Ah, e claro, vale a pena passar na School for Poetic Computation para ver o que eles fazem (de muito parecido) com o que nós fazemos aqui em LSI.